Para nossa total decepção, as respostas que obtivemos de quase dez agências de viagem não foram satisfatórias, em termos de custos e de tempo de permanência. A maioria ofereceu um pacote de, no máximo, 17 dias, alternando entre Turquia e Grécia - o que não era exatamente nosso desejo, já que Grécia era um destino conhecido por nós, durante férias de 2007.
No entanto, lendo as propostas detalhadamente e comparando todos os roteiros, notamos que havia algumas semelhanças no que se refere às cidades turísticas.Obviamente, Istambul, Capadócia, Pamukkale, Éfeso, Fethiye. Apesar disso, queríamos conhecer, também, a Turquia fora do roteiro turístico!
Tomada por uma súbita, porém não irracional, coragem, perguntei ao meu marido o que ele achava de nos aventurarmos um pouco? - Como assim? - respondeu ele completamente curioso. Bem, a minha ousada proposta era compramos passagem aérea SP/Istambul, reservarmos um hotel em Istambul por umas 3 a 4 noites e uma vez na cidade, procurarmos alguma agência de turismo local para fecharmos o restante das férias. Adivinhem, ele topou na hora!
Então começamos a nossa busca pela passagem aérea e reserva de hotel em Istambul.
Depois de muita pesquisa, achamos nossa passagem pela Turkish Airline (www.turkishairlines.com). Para nossa total satisfação, a Turkish é uma companhia aérea super pontual, uma excelente relação custo x benefício, comida boa e bom atendimento.
Começamos nossa viagem bem impressionados com os turcos!
Ficamos hospedados no hotel super charmoso em Istambul chamado Maywood Hotel (www.hotelmaywood.com) - veja classificação no www.tripadvisor.com.br. Fiz a reserva pela internet e o hotel dispõe de transfer in do aeroporto, o que, no meu ponto de vista, é uma cortesia bastante simpática!
Não posso deixar de dizer que Turquia é um país exótico, deslumbrante, é repleto de histórias, uma arquitetura hipnotizante, um povo simpático e negociador e o único que tem um pé na Europa e outro na Ásia!
Istambul
Istambul é a única cidade do mundo que fica em dois continentes; Europa e Ásia. uma fascinante mistura de oriente e ocidente, história e modernidade. Com 2.500 anos de história, foi a capital dos impérios Romano, Bizantino e Otomano. Istambul cosmopolita, moderna importante cidade de negócios, mescla o novo e o antigo. Você vai adorar andar pelas ruas de Istambul e sentir o cheiro dos temperos e especiarias!
Santa Sofia (Hagia Sofia): linda, imponente e importante monumento dos impérios bizantinos e otomanos, a Hagia Sofia já foi uma igreja, mais tarde, uma mesquita e atualmente é um museu.
Mesquita Azul – construída em 1609 – (em frente à Haja Sofia). Entrada: grátis, vetada durante as orações (se ouvir o chamado que emana dos minaretes, deixe para depois). É preciso vestir calça comprida ou saia longa (e não justas) e as mulheres devem cobrir o cabelo em sinal de respeito.
Palácio Topkapi, onde moravam os sultões otomanos, reserve pelo menos uma manhã ou uma tarde inteira. Imperdível. Aproveite para curtis os belos jardins.
Grande Bazar de Istambul, para quem gosta de umas comprinhas e de pechinchar, o Grande Bazar é diversão garantida. Prepare-se para negociar! Jóias, tapetes, artigos em couro e uma infinidade de artigos oferecidos pelas suas mais de 4000 lojas. Haja energia e muita paciência!
Bazar de Especiarias, na minha opinião é bem mais autêntico – e em conta – do que o Grand Bazaar. O forte são as especiarias e doces turcos. Foi lá onde compramos o pistache, a pimenta turca e o damasco! - hummm...
Palácio de Dolmabahce: O palácio foi construído no século 19 para servir de residência para o último sultão e, depois, foi utilizado como moradia temporária para o presidente Atatürk, o maior herói nacional e responsável pela modernização do país. É muito luxo: tapetes, vasos finíssimos, lustres, objetos de arte...se sobrar tempo (e pique) dê uma volta no jardim. É lindo!
Para se locomover pela cidade é bem simples, ela é relativamente pequena e pode ser conhecida à pé ou de Tram, um ônibus elétrico, que além de barato, cobre grande parte das atrações.Táxi não recomendo, pois até em Istambul tem trânsito!!!
CULINÁRIA TURCA
A culinária da Turquia é rica em massas, vegetais, carnes (bovina e de cordeiro), peixes e sobremesas. Entre os elementos trazidos da Ásia Central pelos turcos, estão o iogurte e o yufka, a fina massa também conhecida como phyllo ou filo, que constitui a base da baklava e da bureka. Além desses, outros pratos muito difundidos por todo o Oriente Médio e Europa Oriental incluem dolma (conhecido no Brasil como "charutinho" de folha de parreira), odöner e outros tipos de kebab, pasta de berinjela, o pilaf de arroz, e o kadayif (doce feito de massa cabelo de anjo, ricota e pistache, também presente na culinária árabe com o nome de kneff). Ah, carne suína está fora do cardápio turco mas em compensação, os peixes e os frangos são deliciosos!
Curiosidade: O nome Istambul, foi dado a antiga Constantinopla, que foi a última capital do Império Romano do Oriente. A cidade fica no estreito de Bósforo, que separa o Mar Negro e o Mármara.