Paris - a cidade luz!

Muita gente nos pede dicas de Paris e fico feliz por poder compartilhar as nossas experiências por termos morado lá por quase um ano!

Abaixo, um roteirinho básico para quem tem poucos dias, digamos somente uma semana, para conhecer a cidade mais iluminada e romântica da Europa!

Dia 01 - Provavelmente, o 1º dia da sua viagem será o mais curto, devido ao tempo perdido na chegada/deslocamento / check in no hotel. Mas nada de perder seu tempo dentro do hotel, coloque um calçado confortável e vamos explorar os principais pontos turísticos.

ARCO DO TRIUNFO
 


- Estação de Metrô: CHARLES DE GAULLE ETOILE: 

Saltando nesta estação, você sairá em frente ao Arco do Triunfo. Para chegar mais pertinho, atravesse uma passagem subterrânea, que te deixará bem abaixo dele. Sugiro algumas fotos embaixo e logo após pagar o ingresso para poder subi-lo. A subida é por dentro de uma de suas colunas, numa escada caracol super apertada. Lá em cima, você terá uma excelente visão da cidade e de alguns dos seus principais pontos turísticos: Torre Eiffel, Louvre, Notre Dame, Avenida Champs-Elysées, Sacre-coeur, entre outros.

AVENUE DES CHAMPS-ELYSÉES


Após a descida do Arco, você estará de frente para a Avenida mais famosa do mundo: a Champs-Elysées. Faça um passeio tranquilo e admire as vitrines das lojas mais sofisticadas e caras de Paris. Repare no nº 114, local onde morou Santos Dumont.


Na altura da estação de metro CHAMPS-ELYSÉES CLEMENCEAU atravesse a rua e você sairá em frente aos palácios: GRAND PALAIS e PETIT PALAIS, são duas salas de exposição, sendo a primeira com um grande telhado de vidro.



Atravesse a avenida que passa entre eles. Você sairá em frente à PONTE ALEXANDRE III. Esta ponte é considerada a mais bonita da cidade, com revestimento em dourado!

Curiosidade: o nome da ponte foi dado em homenagem ao Tsar Alexandre III, da Rússia, que presenteou a França, por ocasião da Exposição Universal de Paris em 1900.



Parada para foto e para admirar outras belíssimas construções arquitetônicas em volta.

Perto de lá está a Ponte D’Alma de onde você poderá encontrar uma grande tocha sobre um túnel subterrâneo. Foi neste túnel onde ocorreu o acidente em 1997 que vitimou fatalmente a Princesa Diana, e a tocha que já existia anteriormente, virou seu Memorial.



Paradinha para café e outras tentações:

A mundialmente famosa culinária francesa não ganhou sua fama por acaso. E em Paris você pode desfrutar os mais caprichados doces, pães e crepes do mundo!
Bon appetite!




Dia 02 - TROCADÉRO (estação de Metrô: TROCADERO) é considerado o melhor local para tirar fotos da Torre Eiffel. O acesso se faz pela Praça do Trocadero (Estátua do General Foch) e Palais de Chaillot. Um grande terraço de frente para a torre. Cenário perfeito para a melhor foto da viagem.  


TORRE EIFFEL - são três andares sendo que o primeiro, acessível pela escada, é de graça. Para subir os outros dois é obrigatório o uso do elevador. A fila é grande, tanto para subir, quanto para descer. Recomendo comprar o ingresso que dá direito ir até o topo.
É óbvio que vale a pena pagar o ingresso e subir na Torre mais famosa do mundo e ter uma vista deslumbrante de Paris!
 


Curiosidade: a torre foi construída em 1889 pelo Gustave Eiffel para participar da Exposição Universal de design arquitetônico. Possui 324 metros de altura e virou símbolo de Paris e da França.

HÔTEL DES INVALIDES - construída em 1670 foi usada como abrigo aos inválidos dos exércitos do Luis XIV. Hoje em dia, continua acolhendo os inválidos, mas é também uma necrópole militar e sede de vários museus, entre eles, o museu militar e das armas. Entre as personalidades ilustres lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte.
 


MUSEU RODIN - Ao chegar ao museu você poderá comprar ingressos apenas para os jardins, algo que só recomendo se tiver limitação de tempo ou de dinheiro, pois na parte de dentro você poderá admirar as várias esculturas e obras de arte deste mestre imortal. Este local, hoje transformado no museu, foi oficina de Auguste Rodin a partir de 1908.


No jardim, ainda, poderá apreciar as principais obras de Rodin: “O PENSADOR” e o ”PORTÃO DO INFERNO”.


PLACE DE LA CONCORDE - Local onde eram executados os condenados à guilhotina. Parada para fotos do famoso Obelisco, construído no local onde morreram entre outros: Maria Antonieta e Luis XVI. Faz parte de um grande eixo juntamente com o Arco de La Defense, o Arco do Triunfo, o Arco do Triunfo do Carrossel e a Pirâmide do Louvre. Logo mais a frente, fica a entrada principal para o JARDIM DAS TULHERIAS. Atravesse o jardim, e você chegará até a PIRÂMIDE DO LOUVRE, passando antes pelo ARCO DO TRIUNFO DO CARROSSEL. 


Ainda na Place de la Concorde, você poderá admirar uma linda fonte cheia de detalhes em dourado. Para quem assistiu o filme "O Diabo Veste Prada" a cena onde a Andrea vira as costas para a Miranda e joga seu celular fora, foi feita lá!


MUSEU DO LOUVRE - O museu é enorme e fascina até os que não são muito chegados à arte. Muitos recomendam, pelo menos, um dia inteiro de visitação. Em alguns pontos pode-se fotografar com “flash”, em outros não. Para fotografar a MONALISA você terá que fazê-lo escondido, pois não são permitidas fotos na sala em que fica exposta. Mas independentemente de ser proibido ou não, todo mundo bate foto, mesmo que seja repreendido logo em seguida. Fotos noturnas externas ficam muito legais. Caso tenha lido ou assistido ao “O CÓDIGO DA VINCI”, o Louvre é seu ponto de partida.


Dica: todos os museus são gratuitos no último domingo de cada mês! Se coincidir com a data de sua viagem, prepare-se para sair bem cedinho do hotel pois a fila fica gigantesca nestes dias!


Dia 3 - Sacre-coeur (Coração Sagrado) - estação de Metrô: ANVERS ou ABBESSES.


Para chegar à Basílica, salte nesta estação e siga sempre subindo para o Norte que logo você verá a Igreja. Não fica longe, mas tem que andar um pouco. Ao chegar à base da escadaria, você tem duas opções: subir a pé ou pegar o “FUNICULAIRE” – bondinho que leva os passageiros até a Igreja. 


Localizada numa colina, a Sacré-Coeur é uma das mais bonitas igrejas de Paris e com uma vista da cidade bastante bonita. Não são permitidas fotos no seu interior. Passeio imperdível, principalmente nos domingos de sol. Estando de frente para a igreja, pegue a ruazinha na lateral esquerda da mesma, você logo chegará à PLACE DU TERTRE. Ali se encontram diversos artistas e pintores de rua. Já na saída da Basílica, você será abordado e lhe oferecerão uma caricatura sua. É uma área bastante boêmia, vale a pena dar uma paradinha por aqui.

Continue sempre descendo e você chegará a uma grande avenida: BOULEVARD DE CLICHY. Aqui você encontrará a famosíssima casa de espetáculos: MOULIN ROUGE.



Bem próximo ao cabaré está a estação de metrô: BLANCHE. Recomendo que pegue o metrô e salte na Estação OPERA para chegar ao famoso teatro de mesmo nome. Vale a pena entrar para conhecer ou comprar ingresso para assistir algum espetáculo.




O OPERA é um teatro muito bonito, que inspirou o Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

As famosas GALERIAS LAFAYETTE ficam atrás dele, no BOULEVARD HAUSSMANN. Mesmo que você não vá comprar nada, vale a pena entrar e conferir a belíssima arquitetura!




Continue em frente. Você chegará à PLACE VENDOME. Nesta praça você verá um grande Obelisco com a estátua de Napoleão no alto. Nesta praça localizam-se o famoso HOTEL RITZ e várias lojas de grife.





MUSEU D’ORSAY - O edifício, que atualmente abriga o museu, era originalmente uma estação ferroviária, por ser muito menor que o Louvre, você pode preparar umas duas horas do seu dia para conhecer as obras dos grandes mestres de pintura, como Van Gogh, Renoir, Monet, Degas, além de, obviamente, outras grandes obras-de-arte!





Dia 4 - Notre Dame igreja que ficou imortalizado pela história do corcunda Quasímodo. Abuse das fotos externas e internas, e caso seja católico, assista à missa. A entrada é gratuita, sendo cobrado para subir na torre e apreciar a vista da cidade. Somente lá de cima você poderá apreciar as gárgulas.



SAINT CHAPELLE - considerada por muitos a igreja mais bonita de Paris. Trata-se de uma pequena capela com dois andares. O térreo era reservado para os servos e pessoas comuns. Já o andar superior era privativo do Rei e da família Real, sendo coberto nos 360º por vitrais que retratam os livros da Bíblia. Sugiro comprar entrada casada com a CONCIERGERIE, que fica do outro lado do palácio, tendo inclusive que sair do mesmo para chegar até lá. Era o local em que os condenados à guilhotina esperavam pela execução. Sua “hóspede” mais famosa foi Maria Antonieta, e sua cela fica em exposição.


Capela de "N.Sra. da Medalha Milagrosa" - fomos conhecer essa igreja muito singela que possui uma energia incrívelmente positiva. Desça na estação do metrô Sèvres-Babylone ou Saint-Placide, em qualquer uma delas você se encontra bem próximo da Capela! Cuidado! A fachada é super discreta, você pode passer em frente e não reparar pois este é um lugar escondido: "uma verdadeira gruta no coração de Paris".
  

 Dia 5 - Bateaux Mouche - são os passeios de barco que saem de vários pontos ao longo do Rio Sena. Você tem diversas opções, mas em geral, todas oferecem um percurso de mais ou menos 1 hora, fazendo paradas, onde você pode saltar a qualquer momento, e retornar por quaisquer destes pontos, apenas apresentando o bilhete. O passeio é muito gostoso e lembre-se de uma dica minha: estime o tempo de chegada para mais ou menos o horário do pôr-dos-sol, pois a vista de Torre Eiffel com o sol se pondo é fantástica!


PANTHEON - outra Igreja bastante conhecida de Paris é o PANTHEON. Foi inspirado no de Roma, e em sua cripta estão os restos de diversos vultos parisienses, tais como Victor Hugo e Voltaire. Para chegar à Igreja pegue o RER e salte na estação: LUXEMBOURG. Você sairá de frente para o JARDIM DE LUXEMBURGO, mas antes de visitá-lo, passe antes no PANTHEON e na SORBONNE (famosa Universidade de Paris). 



JARDIM DE LUXEMBURGO- na minha opinião, o jardim mais belo de Paris. Abriga o Palácio de Luxemburgo (Senado) e possui várias esculturas espalhadas.




Próxima parade: ST. MICHEL. Pegue metro até a estação St. Michel e você estará no QUARTIER LATIN, bairro mais boêmio da cidade. Uma boa opção para conhecer o modo de vida parisiense. Lá você também vai encontrar culinárias de vários países do mundo: grega, chinesa, italiana, brasileira...







Dia 6 - Pálácio de Versailles - como é mais longe, acorde cedo para chegar a tempo de aproveitar todas as dependências do palácio e seu imenso e lindo jardim.

Dica: se o tempo tiver bom, compre uns baguettes, queijos, biscoitos e um bom vinho francês para fazer um piq-niq no jardim! 





Dia 7 - Opções de passeio: 

1) Eurodisney Paris: http://www.disneylandparis.com/ 

2) Mont Saint Michel: passeio de um dia à abadia de Saint Michel, vale a pena!



Um pouco de históriaa história da abadia do monte Saint-Michel começou em 708, quando Aubert, bispo de Avranches, mandou construir no monte Tombe um santuário em honra a São Miguel Arcanjo (Saint-Michel). No século X os monges beneditinos instalaram-se na abadia e uma pequena vila foi-se formando aos seus pés. Durante a Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra, o Monte Saint-Michel foi uma fortaleza inexpugnável, resistindo a todas as tentativas inglesas de tomá-la e constituindo-se, assim, em símbolo da identidade nacional francesa. Após a dissolução da ordens religiosas ditadas pela Revolução Francesa de 1789 até 1863 o Monte foi utilizado como prisão. Declarado monumento histórico em 1987, o sítio figura desde 1979 na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO.