Holanda

AMSTERDAM

Linda capital holandesa cheia de vida que pulsa alegria e beleza. A sua atmosfera histórica combinada com uma mentalidade moderna faz com que seus visitantes se sintam bem recebidos e à vontade. Aproveite essa preciosidade!

Passeio pelos canais de Amsterdam - é um delicioso passeio de barco pelos lindos canais da cidade. Possui diferentes itinerários que passam por pontos turísticos antigos da cidade, como o Westertoren, os canais, a Casa de Anne Frank, o Magere Brug próximo ao teatro Carré, o antigo porto, o Oosterdok e outros pontos não tão conhecidos. É um belíssimo passeio, repleto de fatos interessantes sobre Amsterdam. O passeio padrão dura cerca de 30 minutos e possui pontos de partida espalhados pela cidade. Vale a pena!


Casa de Anne Frank - tenho um carinho especial por esta atração turística pois além de ter um forte apelo histórico, possui uma energia incrível que abraça todos os seus visitantes.

Um pouco de história: Por mais de dois anos Anne Frank e a sua família viveram no anexo deste edifício - onde o seu pai, Otto Frank, também tinha um negócio -. Durante a segunda guerra mundial outras famílias judias também se esconderam junto com eles. A porta para o anexo estava fechada por detrás de uma estante de livros amovível construída especialmente para este fim. Os trabalhadores sabiam desse esconderijo e ajudavam as  pessoas dando-lhes comida e notícias sobre o que acontecia no mundo lá fora. 
No dia 4 de Agosto de 1944, infelizmente, o esconderijo foi descoberto pelos nazistas. As pessoas que se encontravam escondidas foram deportadas para vários campos de concentração. Anne Frank faleceu no campo de concentração em fevereiro de 1945, aos 16 anos. Apenas Otto Frank sobreviveu à guerra.
Em 3 de maio de 1957 um grupo de pessoas, incluindo Otto Frank, estabeleceram o Instituto Anne Frank com o propósito de salvar o edifício da demolição, e torná-lo acessível ao público. Atualmente, os quartos na Casa de Anne Frank, embora vazios, ainda respiram a atmosfera sentida neste período de tempo. Citações do seu diário, documentos históricos, fotografias, pequenos filmes e objetos originais que pertenceram àqueles que se encontravam escondidos e às pessoas que os ajudavam ilustram os eventos que decorreram naquele lugar. O diário original de Anne Frank, escrito entre 12 de junho de 1942 a 01 de agosto de 1944, e outros apontamentos encontram-se disponíveis para serem vistos no museu.
 

Distrito de Luz Vermelha - Embora muitas das grandes cidades do mundo tenham um "distrito da luz vermelha", nenhuma delas é tão aberta e tão divertida quanto o de Amsterdam. Embora a cidade tenha três desses distritos, o De Wallen, no centro, é o maior e mais conhecido. Essa parte de Amsterdam é uma das mais antigas da cidade. Vale a pena admirar os canais e a Oude Kerk ("Igreja Velha"), mas é difícil não se distrair com os vários clubes de sexo e prostitutas nas janelas. Desde o século XIV, o antigo porto interior de Amsterdam transformou-se lentamente em uma área de sex shops, bordéis, bares gays, cafés, "peepshows" e prostitutas em janelas. As luzes vermelhas fluorescentes são uma marca dessa área. Além de ser uma área turística, próxima de lá encontram-se vários restaurantes e lojas de souvenirs com os melhores preços de toda Amsterdam!
Deixe o preconceito de lado e dê um pulinho no Distrito de Luz Vermelha - é diversão garantida!!!

O Distrito da Luz Vermelha de Amsterdam atrai muitos turistas.
Museu Van Gogh - os trabalhos do famoso pintor holandês, Vincent van Gogh, pós-impressionista do século 19, podem ser apreciados neste museu que atrai aproximadamente 1,5 milhões de visitantes por ano. Para que gosta de arte, é um prato cheio!


Os moinhos de vento - um dos símbolos da Holanda, os moinhos de vento são
parte importante da herança cultural holandesa. Fica evidente o motivo de os holandeses terem, desde o começo, construído tantos moinhos: o que mais tem lá é vento! A energia eólica até hoje é utilizada no país com os moinhos de vento mais modernos - chamados de "turbinas de vento" -. E os moinhos de vento antigos, clássicos, que sobreviveram, são criteriosamente catalogados e preservados, e alguns (poucos) ainda operam!
Para ver de perto um desses moinhos é preciso ir sair um pouco do centrinho. Existem, também, alguns lugares ao redor de Amsterdam onde você pode visitar e tirar as fotos - Nós fomos para Bloem - endereço: Haarlemmerweg 465 - Amsterdam.
 



Tulipas - Sabe aquela imagem linda de um campo de tulipas colorido com um moinho ao fundo? então, não vi. Apesar de termos viajado para Amsterdam no mês de março, ainda era cedo para encher os campos de cores. Ao passo que, nos mercados e nas ruas, os feirantes já vendiam os sacos de bulbos dessa encantadora flor. Dizem que o período ideal para visitar os campos é entre meados de março a meados de maio. Por garantia, recomendo ir no final de abril até meados de maio!


Bicicletas - As bicicletas são, inquestionavelmente, a forma mais simples de se deslocar na cidade. Como Amsterdam é muito plana, não ficará muito cansado enquanto pedala pela cidade.

VOLENDAM

Por recomendação de um amigo nosso, tiramos um dia para conhecer Volendam. A dica foi, incrivelmente maravilhosa! A cidade, próxima de Amsterdam - acessível de ônibus - é toda linda. Parece até filme antigo, com arquitetura tradicional, casas de madeira, pessoas vestidas com roupas típicas, bandeiras da Holanda e moinhos!

 
Foi em Volendam onde tive uma das melhores experiências culinárias da minha vida. Por sugestão de uma funcionária do Centro de Visitante almoçamos num restaurante chamado
Smit-Bokkum. O restaurante funciona desde 1856 e é administrada pela família Smit-Bokkum. Atualmente na quinta geração, a especialidade da casa é peixe defumado. Sem exagero, foi lá que tive o imenso prazer de degustar o MELHOR SALMÃO DEFUMADO DA MINHA VIDA!  - http://www.smitbokkum.nl/
A cozinha pode ser visitada, óbvio que eu não perdi essa oportunidade de entrar lá e tirar as minhas fotos! Se pudesse, eu voltaria lá só por causa desse salmão - divino, digno dos deuses!!!
 
 
A cidade também tem um museu demostrar como os habitantes locais viviam numa típica comunidade Holandesa. E se quiser ver como os tamancos são feitos, não perca a fábrica de sapatos de madeira.

Bem perto de Volendam fica Marken, uma pequena cidade de pesca construída à volta de um minúsculo porto. As casas da cidade são elevadas para ficarem protegidas em caso de inundação. O que distingue Marken é o fato de os seus habitantes usarem trajes Holandeses tradicionais para preservarem os costumes locais.
 
 
As duas cidades podem ser visitadas no mesmo dia! Garanto que você vai gostar...