Escócia

Situada no Reino Unido, a Escócia é linda de norte a sul. A começar pela delicada capital Edimburgo, que ostenta o belíssimo castelo de mesmo nome, que conta a história do país.

São estes imponentes castelos que também dão muito charme à paisagem das Terras Altas da Escócia, as Highlands, onde está Inverness, com seu lindo castelo do século XIX. A Escócia é puro turismo do começo ao fim. Venha conhecer comigo!

Numa das mais fascinantes capitais do Norte da Europa, Edimburgo, saltitamos entre a história e simbolismo do Castelo de Edimburgo e dos closes da Royal Mile. As close são a alma da Edimburgo de outrora. Passagens estreitas que unem ruas paralelas afastadas pelos quarteirões megalómanos que bordejam a Royal Mile, criando microcosmos com especificidades próprias, o mais famoso dos quais dá pelo nome de Mary King's Close que encontra-se turisticamente bem aproveitado. É por lá que se inicia a visita pela cidade subterrânea de outrora. Vale a pena!
A Royal Mile é o nome popular para a sucessão de ruas que formam a principal via do centro histórico de Edimburgo. Não deixe de visitar a cidade subterrânea e ouvir as histórias contadas pelos guias vestidos com trajes de época.
Castelo de Edimburgo é impressionante e fica no alto da colina. Não dá para passar desapercebido. A antiga fortaleza domina a silhueta da cidade de Edimburgo, a partir da sua posição no topo do Castle Rock


É sempre assim: logo na chegada procuramos as informações turísticas naqueles centros turísticos que atendem os turistas do mundo inteiro. Foi lá onde compramos os tickets que dão direito aos ônibus de sightseeings e que também incluem entrada em alguns lugares mais visitados da cidade. Vale a pena porque os ingressos comprados individualmente sairiam mais caro, além do bus tours facilitar o deslocamento entre um ponto e outro. Não que, com uma boa disposição e tempo sobrando, não dê para fazer a pé, mas chega uma hora que as pernas pedem descanso!
Dentro desses ônibus você pode pegar os fones de ouvido, plugar nas tomadas laterais, selecionar idioma e prestar atenção pois a história vai começar!
Outro ponto interessante para conhecer em Edimburgo é o palácio de Holyrood. Fundado inicialmente, como um mosteiro, por David I da Escócia, em 1128. Serviu como principal residência dos Reis e das Rainhas da Escócia desde o século XVSua Majestade, a Rainha Isabel II, usa regularmente o palácio como sua residência oficial. O nome vem do termo escocês “Haly Ruid” que quer dizer Cruz Sagrada.


Um do pontos turísticos que visitamos porque o seu ingresso estava incluso no Sighseeing Tour foi o Royal Yacht Britannia, que é o antigo iate real da Família Real Britânica, em especial, da Rainha Elizabeth II, sendo o 83º navio a servir a monarquia desde a coroação de Charles II em 1660. Na verdade, a visita ao iate não foi tão relevante assim. Mas se você tiver com tempo sobrando, be my guest!
 

Hospedagem: pesquisamos os B&B (Bed & Breakfast) nos sites: tripadvisor.com.br e ebooking.com e achamos um B&B bem charmoso chamado Sonas Guesthouse. Apesar de ser um pouco longe, aproximadamente uns 15-20 minutos a pé do centro, adoramos todo o serviço e o conforto do quarto. Os funcionários são super simpáticos e eles oferecem sempre um chá, café e biscoitos à vontade para os hóspedes. Veja a classificação no Trip Advisor, vale a pena!


Terras Altas da Escócia
Antes de sair do Brasil pesquisamos em diversos sites (Europcar, Hertz, Avis) para comparar o valor de aluguel de um carro na Escócia, então já sabíamos aproximadamente o valor que ia custar. Apesar disso, foi por recomendação de uma recepcionista do Sonas Guesthouse que nos fez procurar o Thrifty (www.thrifty.com), o que foi, no final das contas, um excelente negócio. Nota: você pode escolher devolver o carro com o tanque cheio ou vazio, no segundo caso, o valor do combustível é menor! Mas atenção, se escolher devolver com o tanque vazio, calcule bem senão o barato sai caro! 
Você vai estranhar, obviamente, pois o assento do motorista é no lado direito do carro, ou seja, preste atenção para não fazer besteira! Vale a pena ressaltar a cordialidade dos motoristas locais, imagino que uma grande quantidade de turistas alugam carros por lá, pois eles são razoavelmente acostumados, compreensivos e gentis com os pequenos erros que, sem querer, cometemos!!!
De carro alugado, rumamos às Terras Altas da Escócia, um lugar lindo, digníssimo de todos os filmes que foram rodados por lá... 


Da imponente Edimburgo à modesta Inverness, tendo por objetivo as míticas Terras Altas da Escócia, fotografamos as belas paisagens pontilhadas de branco pelas lindas e fofas ovelhas que encontrávamos na beira da estrada. 

Uma paradinha de trekking no deslumbrante vale de Glen Nevis, uma das mais belas e inspiradoras paisagens da Escócia. Vale a pena escalar suas montanhas! A maioria vai preparada com trajes e calçados apropriados para esse tipo de exercício, mas eu, com meu tênis normal, consegui chegar ao topo, sem grandes dificuldades! - Veja a foto abaixo se não é lindo demais....


Provei a gastronomia local e conto para vocês como foi a minha experiência: O prato típico escocês tem o nome de Haggis, que é, na verdade, miúdos de carneiro condimentados e farinha de aveia. Bem, pela descrição não parece convidativo, mas para o paladar, confesso, foi interessante, mas não repetiria!!! Eu me considero uma viajante bastante curiosa, então estou sempre aberta às novidades, principalmente em termos de comida! 
Uma vez na Escócia, você tem que provar o Whisky  de lá, nem que seja só uma leve degustação, só não faça isso no restaurante...uma dose (equivale a um centímetro de altura no copo de whisky) desse precioso líquido pode te custar, pelo menos 4,40 Libras! - obviamente uma experiência inesquecível em termos de paladar e de bolso!

Haggis é um prato tradicional da cozinha escocesa que consiste num bucho de carneiro recheado com vísceras, ligadas com farinha de aveia.
Observação: Os meses de Agosto a Outubro são estatisticamente os mais secos, pelo que podem ser uma boa aposta para desfrutar de condições meteorológicas menos instáveis. De meados de Agosto ao primeiro sábado de Setembro decorre o Festival Internacional de Edimburgo - maior e mais famoso acontecimento cultural do país, dedicado à música, ópera, teatro e dança -, o que significa mais turistas na cidade e escassez de alojamento.
Inverness:

É a cidade ao norte da Escócia, saída de barco para as ilhas mais ao norte e tem no Lago Ness e na historinha do monstro que ninguém nunca viu, seu principal atrativo turístico. Vale a pena um “Cruise” de 1 hora pelo lago. Existe uma empresa chamada Jacobite Cruise que tem vários tours interessantes pelo lago. 
Monstro do lago? eu, pelo menos, não vi nada, mas essa lenda mexe com a imaginação e movimenta o comércio local. Quem sabe um dia o Nessie, como é carinhosamente chamado, aparece?
O lago Ness é um lago de água doce localizado em Highland na Escócia, de forma estreita e alongada com cerca de 37 quilómetros de comprimento. O lago ocupa uma área de cerca de 56,4 km² e tem uma profundidade máxima de 226 metros
Foi em Inverness que tivemos a oportunidade de visitar uma destilaria de whisky chamada Tomatin (www.tomatin.com). Essa destilaria foi fundada em 1897 e tivemos o privilégio de participar de um tour exclusivo com uma guia muito simpática e paciente. Pelo valor do ingresso pudemos degustar whisky de 12, 18 e de 30 anos! Se deixasse passaríamos o dia todo degustando os deliciosos single malte! Na saída compramos, obviamente, uma garrafa e duas taças de cristal - infelizmente a garrafa está vazia faz alguns meses!!!
 

A MAGNÍFICA ILHA DE SKYE

Skye é uma ilha maravilhosa. A paisagem é agreste, muito montanhosa, acastanhada e pedregosa e o vento sopra sem piedade. A vida é sem dúvida difícil mas Skye é um lugar que vale a pena visitar. 

A Ilha de Skye, habitualmente conhecida simplesmente pelo nome de Skye, é a maior e a mais setentrional das ilhas do arquipélago das Hébridas, na Escócia
Portree foi nossa base para exploração da ilha  porque fica geograficamente bem localizada, além de ser um charme em forma de paisagem&arquitetura. Veja a foto abaixo se não é encantadora?
Ficamos hospedados nesse B&B cor de rosa (chamado de The Pink Guesthouse) ao lado desse azul que é, na verdade, um restaurante. Foi nesse restaurante azul onde eu tive o imenso deleite de saborear a melhor vieira da minha vida! Hummm...dá água na boca só de pensar! 
 

 Perto desse lugar encontramos o Café Arriba onde provamos uma cerveja escocesa deliciosa, preta e encorpada, chamada Black Cuillin, nome das mais altas montanhas da ilha de Skye. A cerveja era, naturalmente, produzida na ilha de Skye e acompanhou uma soberba refeição no Café Arriba. O restaurante é um daqueles lugares que não tem qualquer menu impresso: as sopas e pratos que o chef decide cozinhar no dia estão escritos à mão, a giz, num quadro de ardósia pendurado na sala de refeições (tem lá o seu charme!). Depende da sua inspiração e vontade, e dos produtos disponíveis. 

O castelo de Eilean Donan foi um espetáculo a parte. Além de cenário de vários filmes o castelo é fascinante e um dos mais fotogênicos do país! Sabe aquele filme: O melhor amigo da noiva? então, parte dele foi rodado lá...Ah, a foto acima, de casinhas coloridas de Portree também foi locação desse mesmo filme!