Turquia: Çanakkale, Tróia

Çanakkale
Localizada na beira do estreito dos Dardanelos, Çanakkale foi palco de uma das batalhas mais sangrentas na história da Turquia.
Durante a época romana, essa região foi bastante disputada em função do seu porto de livre comércio e do rico centro comercial. Em 1367 os otomanos ganharam o seu controle, mas em 1915, durante a I Guerra Mundial, a Grã-Bretanha e França tentaram capturar a capital otomana de Constantinopla e, assim, garantir uma rota marítima para a Rússia. 
Conhecida como a Batalha de Çanakkale, com 180 mil mortos aliados e 220 mil mortos do lado turco, a vitória acabou sendo das forças turcas. 
Todos os anos, no mês de abril, milhares de visitantes homenageiam os soldados mortos nos campos de batalha nesta região. Isso significa que a cidade fica lotada e é difícil de encontrar hotéis disponíveis.

Tróia
É uma cidade lendária, onde ocorreu a célebre Guerra de Troia, descrita na Ilíada, um dos poemas atribuídos a Homero.
Nos anos 1870 o arqueólogo alemão Heinrich Schliemann escavou a área. As escavações revelaram várias cidades construídas em sucessão a cada outra. Uma das cidades (Tróia VII) é frequentemente identificada com a Tróia homérica. 

Cavalo de Tróia foi um grande cavalo de madeira usado pelos gregos durante a Guerra de Tróia, como uma estratégia decisiva para a conquista da cidade fortificada de Tróia. Tomado pelos troianos como um símbolo de sua vitória, foi carregado para dentro das muralhas, sem saberem que em seu interior se ocultava o inimigo. À noite, guerreiros saem do cavalo, dominam as sentinelas e possibilitam a entrada do exército grego, levando a cidade à ruína. A história da guerra foi contada primeiro na Ilíada de Homero, mas ali o cavalo não é mencionado, só aparecendo brevemente na sua Odisseia, que narra a acidentada viagem de Odisseu de volta para casa. Uma réplica deste cavalo encontra-se na cidade para alegria dos turistas!