Diário de Viagem: Chile - Parte 10

Dia 10 – Torres del Paine

Antes de iniciarmos o passeio ao Parque Nacional Torres del Paine fomos visitar a Caverna de Milodón onde há milhares de anos habitava o mamífero chamado milodón (um animal descrito como uma mistura de bicho preguiça e urso) extinto na última Era Glacial. Existem três cavernas abertas a visitação mas fomos conhecer somente uma, a maior.


Restos do milodon (pelos, garra, ossos dérmicos, fragmentos de femur,) estão expostos dentro da caverna e uma réplica em tamanho natural do bicho se encontra na entrada para sessão de fotos dos visitantes.


Seguimos nosso passeio rumo ao Parque Nacional Torres del Paine. A paisagem é agreste e alguns animais podem ser vistos na beira da estrada: condor, guanacos e ñandu (parecido com ema).


O parque é extenso e possui uma ampla infra-estrutura com hotéis, áreas de acampamento e restaurantes. Além disso dispõe de diversas trilhas, lagos, cachoeiras, montanhas e  mirantes. E atividades como pesca esportiva, escaladas e navegação. Ou seja, para todos os estilos, bolsos e gostos!

Se o fôlego permitir, vale a pena subir um pouco a montanha para apreciar a vista. Enquanto admiramos a paisagem o vento insiste em desarrumar os cabelos, deixando aquela foto perfeita longe longe longe de ser alcançada!!!
 
Seguimos adiante e a guia nos levou para o lago Grey. Porém antes tivemos que atravessar uma ponte apoiada em cabos de aço onde somente 6 pessoas podiam atravessar por vez. A ponte balançava conforme o gosto do vento e tornava o passeio ainda mais aventureiro! Quase chegando perto do lago Grey, avistamos pedaços de geleira flutuando e apertamos nossos passos na expectativa de ver os bloquinhos de gelo mais de perto, mas de repente um vendaval soprou forte e mil pedrinhas foram atiradas em nossa direção. Eu nunca havia experimentado a sensação de levar uma pedrada no meu corpo, mas a natureza mais uma vez, nos deu algo para levar de lembrança! Havia pedrinhas dentro dos bolsos do casaco, no couro cabeludo, dentro das orelhas e até dentro da bota!!! Com certeza, essa tinha sido uma experiência singular...