França: Mont Saint Michel e Vale de Loire

Passeios lindos que dá para fazer no fim-de-semana. Fechamos com uma agência de turismo de Paris para conhecer os lindos castelos de Vale de Loire e o charmoso e histórico Mont Saint Michel.

Sábado, bem cedinho partimos de ônibus com destino a Vale de Loire - conhecido como o Jardim da França e o berço da língua francesa - esta região se destaca pelo seu patrimônio arquitetônio e pelos seus famosos castelos de  Chambord, Chenonceau, Château de Blois.

O Vale de Loire possui uma paisagem cultural de grande beleza, com suas vilas, aldeias, cidades históricas, grandes monumentos arquitetônicos e pelos seus vinhos.

Vista-se de realeza porque vamos começar as visitas nos castelos!

Castelo de Chenonceau

Também conhecido como castelo de sete damas pois a sua história está associada a sete mulheres de personalidades fortes, duas das quais rainhas da França (entre elas a Catarina de Médicis).


Por causa de sua beleza este é um dos castelos mais visitados da França.

Castelo de Chambord

O maior castelo do Vale de Loire, Charmbord foi construído entre os anos de 1519-1547 e é mundialmente reconhecido pela sua arquitetura clássica renascentista.


Castelo de Blois

Serviu de residência a 7 reis e 10 rainhas da França, este castelo é um monumento histórico de Vale de Loire. Evoca o poder e a vida cotidiana do renascimento.


Curiosidade: Passeando pela rua de Blois encontramos uma placa que diz: Joana D'Arc chegou a Blois em 25 de abril de 1429. Ela organizou o seu exército e foi abençoada na igreja de São Salvador. Partiu em 27 de abril para libertar Orleans - que na época era dominada pelos invasores. Em 9 de maio de 1429 ela consegue a vitória!

 
 
Mont Saint Michel
 
Uma ilha localizada na região de Normandia, França. Possui uma abóbada no estilo gótico que é dedicada ao arcanjo São Michel. Construída entre os séculos 11 e 16 já foi monastério, prisão (durante a Revolução Francesa), atualmente é um local de peregrinação religiosa e um importante ponto turístico.
 
Em 1979 foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco e recebe anualmente mais de 3 milhões de visitantes.